sexta-feira, 18 de março de 2011

Aula prática


Faz muito tempo que eu não sonho, então tive que buscar inspiração de um outro modo. A ideia foi produzir uma imagem com um maior grau de simetria, ou seja, você pode ler de "ponta cabeça", o significado é o mesmo.

Inspiração
-Filme, Anjos e Demônios, baseado no livro escrito por Dan Brown.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Símbolos simbolicos


Em fase de construção...

Ícone, índice e símbolo

Um mapa pode ser considerado como ícone, porque é a representação do real em uma escala menor.
Índice é uma marca deixada por alguém, ao qual não se sabe quem é esse alguém, em algum lugar.

Símbolo pode ser definido como uma convenção dada a determinado objeto ou situação.

Imagens tiradas de:
http://sgif.datasus.gov.br/suporte.php?uf=27
http://ladydarques.blogspot.com/2011/01/marcas-de-um-coracao.html
http://clasama.wordpress.com/2011/01/22/acessibilidade/

terça-feira, 8 de março de 2011

Resumo da leitura

Segundo Pierce a fenomenologia ou doutrina das categorias é a descrição e análise das experiências que estão em aberto para todo homem, cada dia e hora, em cada canto e esquina de nosso cotidiano. Os fenômenos podem ser descritos como o abrir de janelas, pensamentos etc, ou seja, independente da ocorrência ser no meio interno ou externo.
Existem três categorias para a análise de qualquer que seja o fenômeno, são elas, primeiridade, secundidade e terceiridade. A primeiridade seria o fenômeno em seu estado inicial, em um determinado momento, sendo que só é enquadrado apenas no momento presente, se houver a quebra em pedaços para detalhar tal fenômeno então já seria secundidade, pois para descrevê-lo leva tempo e o presente em que você estava não está mais presente.
Segundo Santaella qualquer sensação já é secundidade, ou seja, ação de um sentimento sobre nós e nossa reação específica, por exemplo, um campo com o gramado verde, separemos a matéria da sua qualidade, gramado | verde, isso é primeiro, para que haja secundidade a qualidade deve estar encarnada na matéria, então, no exemplo dado já é segundo.
A terceiridade é apenas a sua elaboração cognitiva, a sua síntese intelectual. Tomando o exemplo acima, o verde é o primeiro, o gramado, como lugar, matéria, onde recebe a sua qualidade, o verde, é o segundo e por último a elaboração cognitiva, o verde no gramado ou o verde do gramado, é o terceiro.
É importante frisar que não há uma ordem cronológica para essas categorias, pois a terceiridade que é a síntese intelectual pode ocorrer antes da primeiridade.

Fonte: Livro, O que é semiótica, Autor(a), Lúcia Santaella.